Blog

CARTÃO DE CRÉDITO É DINHEIRO

Você usa bem o seu cartão de crédito? Para responder a esta questão faça o seguinte: ligue para a administradora do seu cartão e peça para trocar a data do vencimento das próximas faturas para dois dias antes da chegada do seu pagamento.

⠀⠀⠀⠀⠀Isto é possível? Se a resposta for sim, você usa bem o seu cartão de crédito. Parabéns. Mas se você respondeu “não”, sinto muito em lhe dizer, você está encrencado. Está usando o cartão de crédito para ter crédito. Não quero dizer que você esteja errado, afinal, o cartão é “de crédito” e qualquer criança sabe disto. Perceba o diálogo:

– Papai, compra isto pra mim?

– Hoje não dá, papai está sem dinheiro.

– Então dá o cartão…

⠀⠀⠀⠀⠀E tem mais, por trás desta pequenina ferramenta você ainda pode estar escondendo, de si mesmo, gastos e atos que você não quer ver ou assumir. A começar por colocar o cartão de crédito como item de seu orçamento mensal – “gastei 3.000 de cartão de crédito”. É mesmo? Você comeu, dirigiu e vestiu cartão de crédito? Não, você comprou alimentos, combustível, passagens, roupas e pagou com cartão de crédito, muitas vezes escondendo a sua real situação financeira e aquelas compras que fez impulsivamente, por carência, estresse, raiva, inveja, etc. Compras que você jamais faria se tivesse que pagá-las com dinheiro.

⠀⠀⠀⠀⠀Além disso, o cartão de crédito tira de você a contrapartida (sensação) do pagamento, afinal, você paga hoje e não vê e nem sente a redução do seu saldo bancário. O pagamento só acontecerá daí a 30 ou 40 dias, tempo suficiente para consumir outros itens ou esquecer o que foi comprado anteriormente.

⠀⠀⠀⠀⠀Para sair dessa armadilha na qual você mesmo se coloca, que tal chamar seu de cartão de crédito de cartão de dinheiro? Afinal ele é dinheiro vivo e bem vivo. Consequentemente, antes de usar o cartão, faça a você três perguntas “mágicas”: posso pagar com dinheiro? Posso pagar com cheque? Posso pagar com cartão de débito?

⠀⠀⠀⠀⠀Se a resposta for sim a uma destas condições, então você pode pagar com cartão de crédito, para a sua conveniência, por ganhar algum bônus. Se respondeu não, você não deve usar o cartão, pois estará contratando crédito, gastará mais do que pode e terá que contar com a chegada de seu próximo pagamento para quitar a fatura.

⠀⠀⠀⠀⠀Eu já sei, você vai dizer que planejou, cuidadosamente, a data de vencimento da fatura para 3 dias após seu pagamento. Você acha isso perfeitamente normal e não percebe que começa o mês “duro”, pois o salário que acaba de receber, serviu para pagar o passado. Agora você tem mais 27 dias pela frente, com pouco ou nenhum dinheiro na conta. Agora você só pode pagar suas compras com cartão de crédito, comprometendo o salário seguinte. Criou-se um ciclo vicioso que te deixa dependente do cartão de crédito, não podendo utilizar outros meios de pagamento. Você perdeu a liberdade financeira e deu o primeiro passo para o endividamento.

⠀⠀⠀⠀⠀Cartão de crédito é dinheiro e como tal deve ser usado. Viva à frente dele e tenha muito bom senso e cuidado no seu uso para desfrutar do conforto e das facilidades que ele traz. Encerro lançando um desafio: antecipe a data de vencimento de sua fatura para dois dias antes de seu pagamento. Sua tranquilidade financeira depende disso.

Rogério Olegário – CEO do Librattum

Compartilhe em:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

SGAS 915, Lote 71, Ed. Office Center, Bloco B, sala 107
Asa Sul
70390-150, Brasília – DF

NA MIDIA

Manual de Marca

Downloads

 

Copyright © Librattum 2021. Todos os direitos reservados.